quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Webcast do Tibero na "Terça de Dados" do site DBA Brasil

Esta é uma grande oportunidade para conhecer melhor o Tibero. O gerenciador de banco de dados
relacional da empresa sul-coreana TmaxSoft.

Neste link: "Terça de Dados #13 – Tibero, uma nova opção de SGBD" é possível assistir ao webcast realizado em 22/11/2016, que inicia com uma apresentação institucional da TmaxSoft, em seguida são abordadas questões técnicas da versão 6 do Tibero, na sequência é feita uma demonstração real do Tibero e utilização de algumas ferramentas. O vídeo finaliza com uma sessão de pergutas e respostas.

Obrigado pela equipe do site DBA Brasil pela oportunidade, especialmente para o mediador Fábio Cotrim e pela colaboração de Ronaldo Zampieri, Executivo de vendas do setor privado da TmaxSoft Brasil.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Artigo sobre segurança de dados na ComputerWorld


Ao alinhar as boas práticas de segurança às tecnologias mencionadas acima, é possível obter excelentes níveis de proteção de dados.

Anúncio das atividades da TmaxSoft na Espanha e Portugal pela parceria com a empresa NALBA Tech

Database and middleware software vendor TmaxSoft has signed NALBA as a non-exclusive reseller covering Spain and Portugal. The agreement follows the announcement TmaxSoft made earlier in the year that it would be undertaking an aggressive channel expansion programme throughout EMEA.

NALBA is part of the international Nfoque Group, with offices in 17 countries employing over 500 consultants. It operates across a broad range of disciplines including IT consulting, Big Data and offers a range of proprietary solutions for the financial services sector.

Under the terms of its agreement, NALBA will act as a reseller of TmaxSoft Tibero, the enterprise relational database, as well as providing various database management utilities. NALBA will also integrate Tibero into its SzenaRisk platform, which in turn analyses and measures financial risk.

“The very nature of the financial services sector means that much of the data companies hold is hugely sensitive and high in volume. There has, up until now, been a perception that there is nothing else out there other than Oracle to support such data volumes. As such, IT departments have continued to hand over money, hoping that they do not find themselves in an ‘under licensed’ situation,” said Carl Davies, Managing Director, TmaxSoft UK.

Para maiores informações acesse os links abaixo:

Anúncio da parceria com a Tecnisys

Portfólio de soluções da empresa coreana será comercializado pela nova parceira, que atua em todo o território nacional.

A TmaxSoft, multinacional coreana provedora de softwares para infraestrutura de TI, anuncia sua parceria com a Tecnisys, empresa fornecedora de tecnologias inovadoras, e com isso amplia sua atuação no território nacional. O acordo inclui a comercialização de todos os produtos do portfólio TmaxSoft, com foco nas soluções: banco de dados Tibero, servidor de aplicações web (WAS) JEUS e WebtoB, framework de aplicativo web.

A TmaxSoft atua com um modelo de negócios baseado em Canais e Alianças e busca por parceiros que além da expertise tecnológica, ofereçam compromisso total com o projeto, atendimento e suporte aos seus clientes. Alexandre Torres, CEO da TmaxSoft no Brasil, reforça as boas expectativas em relação à parceria: ”O apoio da Tecnisys será muito valioso. Além da ampla estrutura focada no nosso mercado, a empresa dedica-se a fornecer soluções de qualidade ao mercado e é gratificante fazer parte desse portfólio. Além disso, assim como a TmaxSoft, a Tecnisys sabe o quão importante é o relacionamento com os clientes”.

Giovanni Silva, CEO da Tecnisys, completa: “A TmaxSoft é a maior empresa de software independente na Coréia do Sul e, com essa parceria, fechamos um compromisso em fornecer a qualidade e o desempenho exigido pelas arquiteturas tradicionais, bem como de arquiteturas de nuvem privada/híbrida. Certamente, contribuirá com a evolução de nossos negócios. ”

Maiores informações nos links dos canais abaixo:

Artigo de lançamento do Tibero6 na mídia "PartnerSales"

A TmaxSoft anuncia a chegada da nova versão do Tibero solução de gerenciamento de banco de dados ao Brasil. A plataforma fornece alto desempenho e tem ótimo custo benefício, conta com novas funcionalidades para continuar garantindo alta disponibilidade e performance para seus usuários.

Com arquitetura inovadora, o Tibero 6 foi desenhado para facilitar e tornar ainda mais eficiente e flexível a integração de dados e business logics, bem como a inclusão de diversas utilidades para gerenciamento de banco de dados. Ideal para atender as demandas de processamento de dados massivos e para ambientes de operações em larga escala, a nova versão tem como objetivo atender a qualquer necessidade do negócio por meio do suporte à infraestrutura do banco de dados.

Uma das funcionalidades é a Background Process, que permite executar diversas tarefas em segundo plano de forma multithread, o que garante mais rapidez e eficiência na execução de tarefas cruciais ao banco de dados. Outra novidade é o incremento das operações de entrada e saída do banco de dados (I/O). Na nova versão, a funcionalidade emprega o uso de diferentes threads para o gerenciamento do I/O do banco, reduzindo o tempo de espera e aumentando a performance de processamento de dados.

Para Alexandre Torres, CEO da TmaxSoft no Brasil, a nova versão está alinhada às crescentes necessidades das corporações de se manterem competitivas e por dentro das tendências tecnológicas. “Tecnologias como Internet das Coisas, Big Data, entre outras, já são uma realidade no cotidiano das corporações e pessoas, o que exige que as empresas contem com soluções que sejam capazes de incorporar essas inovações para se manterem competitivas no mercado. Diante deste cenário, o Tibero 6 permite que as companhias possam focar em seus crescimentos sem se preocuparem com a escalabilidade e flexibilidade de seus bancos de dados, uma vez que conta com tecnologia de ponta, além de apresentar excelente custo benefício frente a outros players reconhecidos no mercado”, explica Torres. A nova versão do Tibero já está disponível no Brasil.

Para maiores detalhes acesse o link:

sábado, 23 de julho de 2016

As principais mudanças na arquitetura do Tibero 6

Apresentamos aqui as principais melhorias em relação às mudanças na arquitetura da versão 6 do RDBMS Tibero.



1 - Admin Process:
Este novo processo permite acesso exclusivo de administração, possibilitando que os processos de trabalho sejam restritos para os clientes RDBMS Tibero.
Permite ainda acesso administrativo imediato, mesmo que todas as sessões disponíveis estejam sendo utilizadas.

2 - Listener:
Listener Multi-port Support. Adicionada função que permite especificar múltiplos Listeners dinamicamente para acesso ao RDBMS Tibero.
Proporciona aumento significativo de disponibilidade, estabilidade e escalabilidade.

3 - Work Process:
Os processos de "trabalho" (Foreground Process), que são responsáveis por atender às demandas das sessões de usuários do Tibero, além de já serem Multithread nas versões anteriores, alocadas quando o banco inicia e estarem sempre disponíveis quando solicitadas, agora são divididas em dois grupos distintos:
  - “Foreground Worker Process”: Processam as requisições online recebidas pelo Listener.
  - “Background Worker Process”: Executam as transações batch registradas em uma Task interna ou pelo Scheduler.

4 - Background Process:
Os processos que rodam em segundo plano (Background Process), que são responsáveis por tarefas como Persistência de dados, Checkpoint, Redo Log, Arquive, Cluster Management, etc... são agora também Multithread, garantindo maior eficiência nestas tarefas cruciais ao banco.

5 - I/O Process:
Maior performance através de processamento de I/O multiplexado e controle de I/O assíncrono realizado pelas Threads de controle.

6 - Storage Virtualization:
Nova “Feature” adicionada: TAS (Tibero Active Storage). Gerencia dispositivos de armazenamento de dados. Atua como “File System” e gerenciador de volumes lógicos, que armazenam arquivos de dados e log necessários para a execução do Tibero. Fornece a função de “Cluster File System” para configurar discos compartilhados necessários para ambientes de alta disponibilidade.

Resumindo:
Todas estas importantes melhorias contribuem para o aumento significativo da performance do RDBMS Tibero.
A alta performance, que já era grande destaque na versão 5 em comparação aos demais através da tecnologia Multithread diferenciada do Tibero, alcança na versão 6 níveis ainda muito maiores.

Para saber mais sobre todas as mudanças do Tibero 6, acesse: Tibero 6 Release Notes

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Configurar o Tibero OLE DB data provider

O Tibero OLE DB data provider atualmente suporta o sistema operacional Windows. 
Tibero OLE DB provider garante o desempenho e estabilidade de aplicações baseadas em ambiente ADO ou OLE DB para acessar o Tibero database.
Ele é compatível com as mais recentes especificações de OLE DB e ADO de modo que desenvolvedores ADO ou OLE DB podem facilmente migrar de aplicativos para o ambiente Tibero.
Além disso, o Tibero OLE DB permite acessar funções que o Tibero fornece, tais como utilizar PSM e LOB e apoia plenamente o ambiente MS .NET Framework.

Para configurar o Tibero OLE DB provider, é necessário ter instalado ou instalar o driver ODBC previamente. Para saber como instalar o driver ODBC acesse o link: Instalar o Tibero ODBC driver

Procedimento para configurar o Tibero OLE DB data provider:

* Neste exemplo usaremos a plataforma 64 bits.

1) Copie as bibliotacas do OLE DB para uma pasta adequada:
   Ex.: C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB
   * Estes arquivos são localizados na pasta da instalação do Tibero RDBMS.
  mkdir  C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB
  copy %TB_HOME%\client\win64\lib\EntLibContrib.Data.Tibero.dll C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB
  copy %TB_HOME%\client\win64\lib\Oracle.DataAccess.dll C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB
  copy %TB_HOME%\client\win64\lib\Tibero.DataAccess.dll C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB
  copy %TB_HOME%\client\win64\lib\Tibero.DbAccess.dll C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB
  copy %TB_HOME%\client\win64\lib\libtbcli.dll C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB
  copy %TB_HOME%\client\win64\lib\libtbcli.lib C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB
  copy %TB_HOME%\client\win64\lib\msdtb6.dll C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB
  copy %TB_HOME%\client\win64\lib\msdtb6.lib C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB
  copy %TB_HOME%\client\win64\lib\tbprov6.dll C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB
  copy %TB_HOME%\client\win64\lib\tbprov6.lib C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB

2) Abra uma janela de prompt de comando em modo administrativo e registre as DLLs:
  regsvr32.exe C:\Tibero\tibero5_client\tbprov5.dll
  regsvr32.exe C:\Tibero\tibero5_client\msdtb5.dll

3) Crie e abra um arquivo vazio com a extensão UDL:
  C:\Tibero\Tibero6\Client64\OLEDB\tibero.udl
 
4) Selecione o Tibero OLE DB provider, informe os valores das propriedades de conexão e efetue o teste de conexão.
   Ex.:
 
Para maiores informações acesse:
    Tibero Driver Connection Guide
    Tibero OLE DB User Guide

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Lançamento oficial do Tibero 6 no Brasil

Agora é oficial. A versão 6 do Tibero agora está oficialmente liberada para ser usada no Brasil. Algumas mudanças principalmente em relação a arquitetura, proporcionaram um desempenho muito superior em relação a versão 5 que já apresentava uma performance excepcional.

Segue abaixo uma pequena relação das principais mudanças desta versão:

- Arquitetura Totalmente Redefinida
- Agora os Background Processes também são Multi Thread
- Listener Multi-port Support
- Estrutura de processos melhorada e integrada
- Multinode parallel recovery
- TAS (Tibero Active Storage)
- Bitmap index, Star Transformation e vários métodos de particionamento
- Suporta processos dedicados para tarefas de administração
- I/O Assíncrono para as tarefas multi thread
- Reliable Shared Server, não há cópias desnecessárias de memória entre processos
- Extendida conectividade com DBLinks para outros DBMS. Usa JDBC, não ODBC
- Tibero Manager
- Flashback database
- Data types: 64K varchar, binary float, binary double, …
- Muito mais packages e views de sistema disponíveis e idiomas suportados
- Virtual Private Database

O lançamento foi oficializado em conjunto ao lançamento do canal oficial da TmaxSoft no LinkedIn que pode ser conferido aqui: TmaxSoft Brasil - LinkedIn

Para fazer o download do Tibero, gerar a licença demo e obter os manuais de instruções, acesse o link: Technet TmaxSoft e siga as instruções das primeiras postagens deste blog a partir desta:
Fazer o download da versão demo do Tibero

terça-feira, 19 de julho de 2016

Configurar Data Source do Tibero no JBoss 5

Neste exemplo é demonstrado um passo-a-passo de como configurar o JBoss para acessar o RDBMS Tibero para acesso XA (Transação distribuída, 2Phase Commit...) e NON-XA. Para este exemplo, usamos o JBoss AS 5.1.0 GA, CentOS Linux kernel 2.6.9-89.ELsmp, e Tibero 5 FS2.

1) Configurar os Data Sources NON-XA e XA:
  - Copiar "Tibero JDBC driver" para "lib" directory:
    cp $TIBERO_HOME/tibero5/client/lib/jar/tibero5-jdbc.jar  $JBOSS_HOME/server/default/lib

  - Criar o xml de configuração e adicionar o seguinte conteúdo:
    vi $JBOSS_HOME/server/default/deploy/tibero-ds.xml

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<datasources>
  <local-tx-datasource>
    <jndi-name>dsTibero</jndi-name>
    <connection-url>jdbc:tibero:thin:@192.168.100.100:58629:tibero</connection-url>
    <driver-class>com.tmax.tibero.jdbc.TbDriver</driver-class>
    <user-name>sys</user-name>
    <password>tibero</password>
  </local-tx-datasource>
  <xa-datasource>
    <jndi-name>xadsTibero</jndi-name>
    <xa-datasource-class>com.tmax.tibero.jdbc.ext.TbXADataSource</xa-datasource-class>
    <xa-datasource-property name="PortNumber">58629</xa-datasource-property>
    <xa-datasource-property name="DatabaseName">tibero</xa-datasource-property>
    <xa-datasource-property name="ServerName">192.168.100.100</xa-datasource-property>
    <user-name>sys</user-name>
    <password>tibero</password>
  </xa-datasource>
</datasources>

  - Iniciar o Tibero:
    tbboot

  - Iniciar o JBoss:
    run.sh -b 192.168.100.100

2) Testar o datasource NON-XA:
  - Criar o arquivo jsp e adidionar o seguinte conteúdo:
    mkdir $JBOSS_HOME/server/default/deploy/tiberotest.war
    cd $JBOSS_HOME/server/default/deploy/tiberotest.war
    vi $JBOSS_HOME/server/default/deploy/tiberotest.war/tiberotest.jsp

<%@page contentType="text/html" import="java.util.*,javax.naming.*,javax.sql.DataSource,java.sql.*"%>
<%
  DataSource        ds  = null;
  Connection        con = null; 
  PreparedStatement pr  = null; 
  InitialContext    ic; 
  try
  {
    ic = new InitialContext();
    ds = (DataSource)ic.lookup( "java:/dsTibero" );
    con = ds.getConnection(); 
    pr = con.prepareStatement("SELECT USER_ID, USERNAME FROM  DBA_USERS");
    ResultSet rs = pr.executeQuery();
    while (rs.next())
    {
        out.println("<br> " +rs.getString("USER_ID") + " | " +rs.getString("USERNAME")); 
    }
    rs.close();
    pr.close();
    con.close();
  }
  catch(Exception e)
  {
    out.println("Exception thrown " +e); 
  }
%>

  - Testar no browser:
    http://192.168.100.100:8080/tiberotest/tiberotest.jsp

3) Testar o datasource XA:
  - Criar o arquivo jsp e adidionar o seguinte conteúdo:
    mkdir $JBOSS_HOME/server/default/deploy/tiberotestxa.war
    cd $JBOSS_HOME/server/default/deploy/tiberotestxa.war
    vi $JBOSS_HOME/server/default/deploy/tiberotestxa.war/tiberotestxa.jsp

<%@ page language="java" contentType="text/html; charset=UTF-8" %>
<%@ page import="javax.naming.*"%>
<%@ page import="javax.sql.*"%>
<%@ page import="java.sql.*"%>
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">
<html>
<head>
  <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8">
</head>
<body>
<%
  String sql = "SELECT * FROM ALL_USERS";
  out.println("Tibero XA data source test using the script below:");
  out.write  ("<br>");
  out.println(sql);
  out.write  ("<br>");
  out.write  ("<br>");
  Context           ctx  = null;
  DataSource        ds   = null;
  Connection        con  = null;
  Statement         stmt = null;
  ResultSet         rs   = null;
  ResultSetMetaData md   = null;
  try
  {
    StringBuffer query = new StringBuffer();
    ctx  = new InitialContext();
    ds   = (DataSource) ctx.lookup("java:/xadsTibero");
    con  = ds.getConnection();
    stmt = con.createStatement();
    query.append(sql);
    rs = stmt.executeQuery(query.toString());
    md = rs.getMetaData();
    out.write("<table border=\"1\"  style=\"width:100%\">");
    out.write("<tr>");
    for (int h = 1 ; h <= md.getColumnCount() ; h++)
    {
      out.write  ("<th>");
      out.println(md.getColumnName(h));
      out.write  ("</th>");
    }
    out.write  ("</tr>");
    while (rs.next())
    {
      out.write  ("<tr>");
      for (int r = 1 ; r <= md.getColumnCount() ; r++)
      {
        out.write  ("<td>");
        out.println(rs.getString(r));
        out.write  ("</td>");
      }
      out.write  ("</tr>");
    }
    out.write("</table>");
    stmt.close();
    con.close();
  }
  catch (Exception e)
  {
    out.println(e);
  }
%>
</body>
</html>

  - Testar no browser:
    http://192.168.100.100:8080/tiberotestxa/tiberotestxa.jsp

NOTA:
Os valores em "Azul" devem ser idênticos.
Altere os valores em "Verde" de acordo com as configurações do seu ambiente.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Anunciada a parceria da TmaxSoft com a DBMaster

DBMaster e TmaxSoft iniciam parceria. A expectativa da multinacional coreana provedora de softwares empresariais é aumentar a competitividade por meio de uma estratégia de preços atrativa e aumentar a presença no Brasil.

Saiba mais: DBMaster + TmaxSoft

A DBMaster também marcou presença no TmaxDay 2016. O evento realizado pela TmaxSoft em Seoul, Coreia do Sul, reuniu centenas de representantes, usuários, parceiros e distribuidores de diversas partes do mundo.




segunda-feira, 23 de maio de 2016

T-Up a nova ferramenta de migração do Tibero

O "T-Up" é a nova ferramenta de migração do Tibero. Esta ferramenta irá substituir o tbMigrator em breve. Neste post, você pode obter a versão mais atual para avaliação, assim como as instruções de utilização. Além das funcionalidades de migração automática que o tbMigrator já possui, o T-Up conta com uma opção de "análise", que verifica a base de dados de origem e produz como saída um relatório informando o percentual de sucesso da migração de cada objeto, permitindo inclusive a alteração dos scripts SQL antes da migração em si.
Com esta iniciativa a tarefa de migração fica cada vez mais eficiente.

O T-Up pode ser obtido na pasta $TB_HOME/client/bin/T-Up.zip da instalação do Tibero.

Instruções de como instalar o T-Up:

- Descompacte o arquivo: "T-Up.and.libs.zip"

- Copie o driver JDBC da base de origem, para o diretório: LIB. Ex.: ojdbc6.jar no caso de Oracle.

- Para usar o T-Up no Windows:
    - Copie os arquivos: "libtbparser.dll" e "libtbparser.lib" também para o diretório: LIB.
    - Adicione o diretório LIB na variável de ambiente PATH do Windows.

- Execute o arquivo .bat correspondente, ou o arquivo sem extensão no caso de Linux. (T-Up.x86 ou T-Up.x86_64).

Um exemplo do report gerado pelo T-Up após a análise da base de origem:



Consulte este link sobre a ferramenta "tbMigrator" para se informar sobre as demais funcionalidades.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Criar um Database Link de Tibero para Oracle

Este procedimento informa como estabelecer um DBLink do banco Tibero para o banco Oracle usando o gateway do Tibero, uma ferramenta inclusive sem custo.
Este exemplo utiliza Linux (CentOS 6.7) como plataforma e o Tibero está instalado no user: tibero.

Para obter informações mais detalhadas, Acesse o seguinte documento:

Procedimento:

- Baixar o "Oracle Instant Client" em $HOME/tibero:
  http://www.oracle.com/technetwork/database/features/instant-client/index-097480.html

- Instalar o "Oracle Instant Client":
  cd $HOME
  unzip instantclient-basic-linux-x86-64-11.2.0.2.0.zip
  unzip instantclient-sqlplus-linux-x86-64-11.2.0.2.0.zip
  mv instantclient_11_2/ client
  mkdir -p app/oracle/product/11.2.0
  mv client app/oracle/product/11.2.0
  vi app/oracle/product/11.2.0/client/tnsnames.ora
    XE =
      (DESCRIPTION =
        (ADDRESS =
          (PROTOCOL = TCP)
          (HOST = 192.168.1.105)
          (PORT = 1521)
        )
        (CONNECT_DATA =
          (SERVER = DEDICATED)
          (SERVICE_NAME = xe)
        )
      )
  vi /home/tibero/.bash_profile
    export ORACLE_HOME=/home/tibero/app/oracle/product/11.2.0/client
    export LD_LIBRARY_PATH=$ORACLE_HOME:$LD_LIBRARY_PATH
    export PATH=$ORACLE_HOME:$PATH
    export TNS_ADMIN=$ORACLE_HOME

- Testar o "Oracle Instant Client":
  mkdir -p /home/tibero/app/oracle/product/11.2.0/client/log/diag/clients
  sqlplus sys/manager@XE as sysdba
  SQL> select * from v$instance;
 
- Configurar o Tibero Gateway:
  vi /home/tibero/.bash_profile
    export TBGW_HOME=/home/tibero/gateway
  mkdir $TBGW_HOME
  cd $TBGW_HOME
  cp /home/tibero/tibero5/client/bin/gw4orcl_11g $TBGW_HOME/gw4orcl
  ldd gw4orcl

    Atenção: Se mostrar alguma mensagem: "...lib not found", não vai funcionar, deve resolver as dependências até não ter mais mensagens de "...NOT FOUND" ou "CANNOT FIND..."

  vi $TB_HOME/client/config/tbdsn.tbr

    Atenção: Este teste usa o gateway modo local, se precisar usar o modo listener, consulte o manual de DBLINK do tibero.

    gw_local=
    (
      (GATEWAY=
        (PROGRAM=/home/tibero/gateway/gw4orcl)
        (TARGET=XE)
        (TX_MODE=GLOBAL)
      )
    )

  mkdir -p /home/tibero/gateway/oracle/config
  vi /home/tibero/gateway/oracle/config/tbgw.cfg

    Atenção: Não usar variável de ambiente neste arquivo. Informe o valor do path completo!

    LISTENER_PORT=9999
    LOG_DIR=/home/tibero/gateway/oracle/log
    LOG_LVL=5
    MAX_LOG_SIZE=1000000

  ./gw4orcl
  ps -ef | grep gw
  netstat -na | grep 9999
  netstat -nap | grep gw
  tbsql sys/tibero
  chmod o+rx $HOME
  chmod o+rx $ORACLE_HOME
  chmod u+x $TBGW_HOME/gw4orcl
  ./gw4orcl
  tbdown
  tbboot

- Criar o DBLink:
  tbsql sys/tibero
  SQL> create public database link olink connect to scott identified by 'tiger' using 'gw_local';

- Testar o DBLink:
  SQL> select * from tab@olink;
    TNAME                          TABTYPE  CLUSTERID
    ------------------------------ ------- ----------
    BONUS                          TABLE             
    DEPT                           TABLE             
    DUMMY                          TABLE             
    EMP                            TABLE             
    SALGRADE                       TABLE             

quarta-feira, 11 de maio de 2016

A virtualização de banco de dados como grande aliada dos negócios da empresa

O artigo de virtualização foi publicado no Telequest. O portal é independente, sem vínculo com as indústrias privadas, operadoras de serviços ou com empresas estatais, criado e mantido por um grupo de jornalistas especializados sob a liderança de Ethevaldo Siqueira. Um dos mais experientes jornalistas desse setor, que cobre os segmentos de Tecnologias da Informação e da Comunicações desde 1967,  Siqueira foi colunista de TI no jornal O Estado de S. Paulo de 1967 a 2012, é comentarista na rádio CBN na coluna Mundo Digital e colaborador especial na revista Veja.

Além dele, também foi replicado no Exponews, no Information Show - site do evento realizado anualmente pela Information Management - e na última sexta feira no:
Administradores.com.br

Abaixo, seguem os links para conferirem a matéria na íntegra e anexo, os prints:





Mais boas notícias! Em 12/05/2016, saímos com o artigo de virtualização em mais dois sites: TI Inside e TI Bahia:

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Configurar o driver JDBC do Tibero no JBoss EAP


Para configurar o driver JDBC do Tibero no JBoss Enterprise Application Platform, siga o procedimento a seguir:

NOTA: Este exemplo baseia-se em uma instalação do JBoss no Windows, e o diretório da instalação do JBoss é o: "C:\JBoss\EAP-6.4.0".

Crie o seguinte diretório:
"C:\JBoss\EAP-6.4.0\modules\com\tibero\main"

Copie para este diretório o JDBC driver do Tibero (tibero5-jdbc.jar), que pode ser encontrado na instalação do Tibero no seguinte local: "$TB_HOME/client/lib/jar"

Crie o arquivo: "C:\JBoss\EAP-6.4.0\modules\com\tibero\main\module.xml"

Edite-o para ter o seguinte conteúdo:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<module xmlns="urn:jboss:module:1.0" name="com.tibero">
 <resources>
  <resource-root path="tibero5-jdbc.jar"/>
 </resources>
 <dependencies><module name="javax.api"/></dependencies>
</module>

Edite o arquivo de configuração do perfil do JBoss.
Para o perfil "standalone", edite o arquivo:
"C:\JBoss\EAP-6.4.0\standalone\configuration\standalone.xml"

Para o perfil "domain", edite o arquivo:
"C:\JBoss\EAP-6.4.0\domain\configuration\domain.xml"

Adicione o seguinte conteúdo ao tag: <datasources>

<datasource jta="true" jndi-name="java:/TiberoDS" pool-name="TiberoDS" enabled="true" use-java-context="true" use-ccm="true">
    <connection-url>jdbc:tibero:thin:@192.168.100.100:8629:tibero</connection-url>
    <driver-class>com.tmax.tibero.jdbc.TbDriver</driver-class>
    <driver>tibero</driver>
    <pool>
        <min-pool-size>0</min-pool-size>
        <max-pool-size>20</max-pool-size>
    </pool>
    <security>
        <user-name>sys</user-name>
        <password>tibero</password>
    </security>
</datasource>

Adicione o seguinte conteúdo ao tag: <drivers>

<driver name="tibero" module="com.tibero"/>

Reiniciar o JBoss.

NOTA:
Certifique-se que o valor em <driver> e <driver name=...> sejam idênticos (Representado em cor azul). Assim como os devidos valores para url de conexão, porta, etc... (representados em cor verde) sejam alterados conforme a sua instalação e necessidade. Para maiores informações sobre parâmetros, favor consultar o manual de referência do JBoss EAP.

OBS:
O nome JNDI que será usado pela aplicação, para identificar o datasource name é o valor informado na tag: <datasource> no parâmetro: "jndi-name", representado aqui por: "java:/TiberoDS". A aplicação referenciará este valor por: "TiberoDS".

DICA:
Para saber como configurar o JDBC do Tibero em outras versões do JBoss, ou em outros WAS como: JEUS, Weblogic, Websphere e Tomcat, acesse o seguinte documento: TIFP008_Tibero 5_WAS Integration Guide_2.1.1_en.pdf

quinta-feira, 24 de março de 2016

Instalar mais de uma instância no mesmo servidor

Para instalar mais de uma instância do Tibero no mesmo servidor, compartilhando um mesmo arquivo de licença e arquivos da instalação inicial, siga os procedimentos a seguir:

    export TB_SID=tibero2
    gen_tip.sh
    vi tibero2.tip

Altere a porta TCP/IP para um valor maior que o da porta atual + 3, pois o Tibero reserva estas portas.

    tbboot nomount
    tbsql sys/tibero

Crie o database prestando atenção aos paths dos arquivos do database.
Este procedimento pode ser encontrado aqui: Criando o database no Tibero 5

    tbboot
    sh system.sh

Senha de SYS = tibero, senha de SYSCAT = syscat.
Responda SIM para todas as perguntas.

Para verificar a instalação:

    ps -ef | grep tb

terça-feira, 15 de março de 2016

Ferramenta "Table Migrator" do Tibero

Esta é uma ferramenta extraoficial do Tibero, porém bastante útil em tarefas de migração tabelas de dados, tanto de bancos Tibero/ Tibero quanto para bancos Heterogêneos/Tibero.

Para fazer o download desta ferramenta acesse:

Para informações detalhadas desta ferramenta acesse:

Exemplo de uma migração de tabela usando o "tablemigrator" no Linux:

1) Suponha que no banco de origem (Oracle p.e.) exista uma tabela chamada: tb_random;

2) Crie a tabela no banco de destino (Tibero):
    CREATE TABLE TB_HUGE (id NUMBER, name VARCHAR(30), salary NUMBER(10));


3) Execute o seguinte comando no diretório onde a ferramenta foi extraída:

    ./migrator.sh \
    SOURCE_TYPE=ORACLE \
    SOURCE_DRIVER=oracle.jdbc.OracleDriver \
    SOURCE_URL=jdbc:oracle:thin:@192.168.100.100:1521:orcl \
    SOURCE_USER=LUIZ \
    SOURCE_PASSWORD=luiz \
    SOURCE_LOGIN_AS=NORMAL \
    SOURCE_SCHEMA=LUIZ \
    SOURCE_TABLE=TB_RANDOM \
    TARGET_TYPE=DEFAULT \
    TARGET_DRIVER=com.tmax.tibero.jdbc.TbDriver \
    TARGET_URL=jdbc:tibero:thin:@192.168.100.100:8629:tibero \
    TARGET_USER=LUIZ \
    TARGET_PASSWORD=luiz \
    TARGET_SCHEMA=LUIZ \
    TARGET_TABLE=TB_RANDOM \
    SELECT_FETCH_SIZE=4096 \
    INSERT_METHOD=DPL

terça-feira, 8 de março de 2016

Exportar uma tabela para um arquivo CSV

Esta é uma tarefa bastante simples de ser feita usando a ferramenta de linha de comando: TBSQL.

Supondo que desejamos exportar uma tabela chamada: "CUSTOMER" de um esquema chamado: "TPCH" para um arquivo de texo, no formato CSV (Comma Separated Values). Faça o seguinte:

Abra um console de terminal no Linux ou um prompt de comandos no Windows e digite os seguintes comandos:

    $ tbsql sys/tibero
    SQL> EXPORT INTO /tmp/tpch_customer.csv
    SQL> SELECT * FROM TPCH.CUSTOMER;
    SQL> EXIT;

O arquivo: /tmp/tpch_customer.csv será preenchido com o conteúdo da tabela TPCH.CUSTOMER.

Para saber mais detalhes de como usar o comando EXPORT, digite: "HELP EXPORT" na linha de comando do TBSQL.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Matéria sobre a Tmaxsoft no "IT FORUM 365" e "Portal Information Management"


O IT Forum 365 é a nova plataforma Social B2B da IT Mídia. O objetivo do canal é transformar o jeito com que os leitores, em sua maioria pertencentes à comunidade de Tecnologia da Informação, consomem conteúdo, focada na construção de Relacionamentos. Por meio das plataformas de negócios, a IT Mídia gera conteúdo, conexão estruturada e visibilidade entre o setor de TI, gerando conhecimento e negócios. O conceito “365” sugere um trabalho contínuo durante todo o ano, trazendo conteúdo relevante de alta qualidade, relacionamento com toda a comunidade de TI e inúmeras possibilidades de negócios nesse setor, fortalecendo as relações entre aqueles que querem comunicar os seus produtos/serviços e os que desejam adquiri-los. Atualmente o canal reúne as notícias antes veiculadas separadamente nos portais IT Web, CRN Brasil e Information Week Brasil. A IT Mídia foi o primeiro grupo a fornecer conteúdo para que a tecnologia fosse usada como ferramenta estratégica de negócios dentro das empresas, em especial, dentro das 1.000 maiores do Brasil (ranking por faturamento).


Também saímos com o material de virtualização no "Information Management":



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Tibero na Revista System Solutions da IBM

O Banco de dados Tibero em uma matéria de destaque na revista System Solutions Magazine.

Uma publicação sobre tecnologia da IBM voltada aos seus clientes.

Leia a matéria na página 21 desta edição.

Acesse: Tibero na System Solutions Magazine

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Matéria da TmaxSoft na revista COMPUTERWORLD

Foi publicada hoje uma matéria sobre banco de dados na revista COMPUTERWORLD falando sobre a TmaxSoft.

E o Tibero é um RDBMS que adere totalmente às pautas enunciadas nesta publicação.

A publicação é considerada fonte confiável para as necessidades de informação críticas da gerência de grandes companhias e ganhou esta reputação mantendo seu foco na gerência 37 anos, apesar das mudanças em tecnologia.

Computerworld cobre a notícia na perspectiva dos gerentes com um olhar analítico de como essa notícia afeta as operações diárias de grandes empresas de tecnologia.

Está entre as publicações de TI e Telecom mais conceituadas do País.

Acompanha o mercado de TI corporativa, integrando troca de experiências, conteúdo aprofundado, novidades e tendências de produtos, serviços e soluções tecnológicas.

Em seu público leitor, 88% atuam na área de Tecnologia da Informação e 71% têm entre superior completo e MBA, 98% buscam notícias e tendências e 66% procuram informações sobre serviços ou produtos.

O site conta com mais de 1,8 milhões de visitantes únicos por mês e a revista tem uma tiragem de 10.000 exemplares.