sábado, 23 de julho de 2016

As principais mudanças na arquitetura do Tibero 6

Apresentamos aqui as principais melhorias em relação às mudanças na arquitetura da versão 6 do RDBMS Tibero.



1 - Admin Process:
Este novo processo permite acesso exclusivo de administração, possibilitando que os processos de trabalho sejam restritos para os clientes RDBMS Tibero.
Permite ainda acesso administrativo imediato, mesmo que todas as sessões disponíveis estejam sendo utilizadas.

2 - Listener:
Listener Multi-port Support. Adicionada função que permite especificar múltiplos Listeners dinamicamente para acesso ao RDBMS Tibero.
Proporciona aumento significativo de disponibilidade, estabilidade e escalabilidade.

3 - Work Process:
Os processos de "trabalho" (Foreground Process), que são responsáveis por atender às demandas das sessões de usuários do Tibero, além de já serem Multithread nas versões anteriores, alocadas quando o banco inicia e estarem sempre disponíveis quando solicitadas, agora são divididas em dois grupos distintos:
  - “Foreground Worker Process”: Processam as requisições online recebidas pelo Listener.
  - “Background Worker Process”: Executam as transações batch registradas em uma Task interna ou pelo Scheduler.

4 - Background Process:
Os processos que rodam em segundo plano (Background Process), que são responsáveis por tarefas como Persistência de dados, Checkpoint, Redo Log, Arquive, Cluster Management, etc... são agora também Multithread, garantindo maior eficiência nestas tarefas cruciais ao banco.

5 - I/O Process:
Maior performance através de processamento de I/O multiplexado e controle de I/O assíncrono realizado pelas Threads de controle.

6 - Storage Virtualization:
Nova “Feature” adicionada: TAS (Tibero Active Storage). Gerencia dispositivos de armazenamento de dados. Atua como “File System” e gerenciador de volumes lógicos, que armazenam arquivos de dados e log necessários para a execução do Tibero. Fornece a função de “Cluster File System” para configurar discos compartilhados necessários para ambientes de alta disponibilidade.

Resumindo:
Todas estas importantes melhorias contribuem para o aumento significativo da performance do RDBMS Tibero.
A alta performance, que já era grande destaque na versão 5 em comparação aos demais através da tecnologia Multithread diferenciada do Tibero, alcança na versão 6 níveis ainda muito maiores.

Para saber mais sobre todas as mudanças do Tibero 6, acesse: Tibero 6 Release Notes

Nenhum comentário:

Postar um comentário